Blog

Viagem de estudos à China

A busca pelo conhecimento profundo da milenar Medicina Chinesa tem crescido a cada dia. O número de alunos matriculados nos cursos de acupuntura, farmacoterapia chinesa, massagem terapêutica chinesa (Tui Na), dietoterapia, entre outros, já é enorme.

Junto com esse crescimento, temos visto também o aumento da qualidade do ensino. Os cursos nessa área estão cada vez melhores e mais completos, com corpo docente muito mais preparado e capacitado.

Esse avanço na área de MTC se deve ao fato de o acesso ao conhecimento estar se tornando mais fácil. Hoje em dia, temos mais materiais didáticos disponíveis com traduções de alta qualidade nas línguas portuguesa e inglesa.

Temos professores mais bem preparados, muitos deles com formação direta nas escolas chinesas, além de um público crescente em busca por novos tratamentos, levando, assim, a um exponencial avanço nas práticas clínicas ambulatoriais.

Por isso, aqueles que estão interessados na busca pelo aprendizado da Medicina Tradicional Chinesa devem ficar atentos quanto a tradição e qualidade das escolas que lecionam cursos nessa área e devem, também, procurar ir direto à fonte de todo esse milenar conhecimento. Devem ir à China!

Ir à China é fundamental para entender um pouco melhor toda a filosofia que engloba não só a medicina do povo chinês, como também a cultura chinesa.

É preciso vivenciar, mesmo que por curto período de tempo, o dia a dia dos chineses.

Quando estamos lá, podemos ver de perto e experimentar um pouquinho do cotidiano desse povo. Podemos compreender melhor a maneira como se alimentam, como interagem com a natureza, como praticam sua terapias corporais e como recebem os tratamentos da medicina chinesa.

Ao entrarmos em um hospital de MTC na China, temos a certeza de como tudo isso está fortemente enraizado no cotidiano deles. Logo na porta de entrada, já podemos sentir o aroma forte, característico e tão gostoso das ervas chinesas sendo manipuladas, embaladas e entregues aos pacientes que fazem longas filas na espera de seus pacotinhos para levarem para casa.

Andamos mais um pouquinho pelos corredores e a empolgação é inevitável!

Eu pelo menos não conseguia esconder meu entusiasmo. Já havia estudado MTC no Brasil por 5 anos, praticado e coordenado ambulatórios, mas não imaginava, nem de longe, a grandeza de um hospital de medicina chinesa.

Ver salas lotadas de pacientes recebendo acupuntura, massagens e ventosas. Sentir o aroma da moxa queimando, misturado com o aroma das ervas, enfim, tudo isso é muito enriquecedor para aquele que busca realmente entender a fundo todo esse conhecimento.

Passei 3 anos e meio em Beijing e aconselho a todos irem visitar essa cidade encantadora, cheia de histórias, belezas e particularidades que só aqueles que vão até lá podem entender!

Paulo César Gonçalves, médico graduado na Beijing University of Chinese Medicine e amigo pessoal, com grande experiência em MTC e vivências na China, onde residiu por 7 anos, levará um grupo de estudos para Beijing em setembro desse ano.

A escolha do coordenador da viagem é muito importante. O mesmo precisa entender, e muito, não só da Medicina Chinesa, como também de tudo o que envolve o país e seu povo além, é claro, de ser um tradutor fluente na língua e no vocabulário medico que será utilizado durante todas as práticas clínicas.

Seguem abaixo todas as informações e contatos da programação da viagem de estudos à China!

BOA SORTE ÀQUELES QUE IRÃO EMBARCAR NESSA VIAGEM INESQUECÍVEL!

viagem-a-china-centro-de-acupuntura

Compartilhe isso:

Posts Relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.