Como a Medicina Tradicional Chinesa pode ajudar aqueles que sofrem de Hiperplasia Benigna da Próstata?
A Hiperplasia Benigna da Próstata é uma condição médica caracterizada pelo aumento benigno da próstata que normalmente se inicia em homens acima de 40 anos., podendo afetar 3 em cada 4 homens com idade acima dos 70.
Esse aumento, quando significativo, pode levar à compressão da uretra intra- prostática, promovendo a diminuição do fluxo urinário e fazendo a musculatura da bexiga aumentar a força necessária para eliminar a urina. Com a evolução do quadro, a bexiga se torna aumentada de tamanho com a ocorrência de retenção da urina, o que pode levar a complicacões, como infecções urinárias.
A Hiperplasia Benigna da Próstata, como o próprio nome diz, é um crescimento benigno, que nada tem a ver com câncer. É um processo natural do envelhecimento e não se transforma em câncer de próstata. O aumento da próstata em si não é um problema. O problema se encontra no fato da prostata estar anatomicamente localizada junto a algumas estruturas do trato urinário, principalmente a uretra.
Crescimento da glândula prostática promovendo estreitamento da uretra e dificuldade para urinar
Sintomas:
Os sintomas podem vir isolados ou associados e diferenciam-se em cada indivíduo.
As principais queixas são:
- Diminuição do fluxo urinário com jato fraco e lento, podendo levar de 3-5 minutos para concluir a micção;
- Dificuldade e demora em iniciar a micção;
- Sensação de que, após a micção, a bexiga não se esvaziou completamente;
- Idas frequentes ao banheiro, especialmente durante a noite;
- Urgência para urinar. A pessoa não consegue segurar, tendo uma necessidade imediata de urinar.
Infecções urinárias recorrentes devido ao não esvaziamento completo da bexiga que faz com que grande volume de urina fique sempre represado, favorecendo o crescimento de bactérias em seu interior. O fato da urina ficar repressada dentro da bexiga também favorece a formação de cálculos (pedras) no seu interior.
Outro sintoma é a disfunção erétil (impotência), que ocorre por compressão dos nervos que controlam a ereção.
Esses sintomas tem um impacto negativo na qualidade de vida dos homens, interferindo em suas atividades diárias e sociais.
Tratamento
Qualquer idoso, ao primeiro sinal ou sintoma de crescimento da próstata, deve ser avaliado por um urologista que irá entender os sintomas que estão afetando o paciente, além de realizar o toque retal, solicitar dosagem do PSA, encaminhar para uma ultrassonografia transretal e abdominal e biópsia da prostata.
Pacientes que apresentam HBP diagnosticada em exames de rotina e não apresentam nenhuma queixa ou sinal de obstrução urinária podem ser acompanhados regularmente sem tratamento halopático específico. Se houver aumento da próstata e sinais de obstrução moderada das vias urinárias, geralmente o tratamento indicado é feito com medicamentos que diminuem o tamanho da próstata. Entre as drogas disponíveis podemos citar:
- Terazosin,
- Doxazosina,
- Tansulosina,
- Alfuzosina,
- Finasterida,
- Dutasterida.
Quando a obstrução das vias urinárias é grave ou quando o tratamento com medicamentos não tiver sucesso, ou seja, se não houver redução do tamanho da próstata, a cirurgia passa a ser uma opção afim de evitar uma completa obstrução da passagem da urina, preservando a função renal e evitando que ocorra uma insuficiência renal grave.
A indicação da necessidade da desobstrução prostática cirúrgica deve ser cuidadosamente analisada pelo médico.
Tratamento através da Medicina Tradicional Chinesa
De acordo com a MTC, o foco do tratamento não deve ser apenas local, ou seja, apenas no aumento da próstata e sintomas associados. O profissional da MTC, deve focar seu diagnóstico e sua conduta no organismo como um todo, observando o sistema imunológico, a energia e o equilíbrio do corpo do paciente.
O uso isolado de antibióticos, hormônios e outros medicamentos que aliviam os sintomas da Hiperplasia Benigna da Prostata são indicados mas, não são suficientes para corrigir os danos em outras partes do corpo, além de diminuírem a imunidade do organismo.
A cirurgia, por menos invasiva que seja, não deixa de ser uma cirurgia, podendo ocasionar danos à prostata e consequencias ao paciente.
O profissional da MTC, deverá entender todos os sintomas apresentados pelo paciente, fazer a análise da língua e do pulso e, só então, dar um diagnóstico e traçar um plano de tratamento individual e personalizado para cada paciente, focando em fortalecer o organismo, aumentar a energia corpórea e ajudar o corpo a se auto ajustar.
Na visão da MTC, assim como os cabelos grisalhos, o aumento da prostata é um processo natural do envelhecimento.
O motivo principal é a diminuição da energia do corpo. Quando a energia (Qi, Yang Qi) do corpo está deficiente, a água e a umidade interna perdem sua força para fluirem adequadamente e então, passam a ficarem retidas, estagnadas, condensadas.
Outras síndromes podem estar envolvidas dentro do diagnóstico da MTC, mas,na grande maioria dos casos, para se tratar com sucesso a hiperplasia benigna da prostata, o foco deve ser na energia do corpo que pode estar enfraquecida.
Ainda na dinastia Han, o famoso médico Zhang Zhong Jing (autor do renomado livro Shan Han Lun), descreveu uma fórmula especial para tonificar, aquecer a energia do corpo enfraquecida ao mesmo tempo que drena e elimina o acúmulo de água interna e umidade estagnada.
A função dessa fórmula na Medicina Chinesa é fortalecer e aquecer a energia do corpo e promover a micção. É mais indicada em casos onde o paciente, com uma fraqueza de energia pré existente, contraiu um agente patogênico externo ou em casos onde haja deficiência de Yang do Baço e/ ou Rim dando origem a retenção de fluidos. Muito indicado para Hiperplasia Benigna da Prostata que acomete os idosos.
Como podemos diagnosticar a Hiperplasia Benigna da Prostata causada pela deficiência da energia Yang Qi?
Se existe a presença de água e umidade estagnadas, será bem fácil reconhecer através da análise do corpo e saburra da língua.
A primeira língua, da esquerda para a direita, inchada, larga e com marcas de dente, indica a presença de água ou umidade estagnadas e uma deficiência da energia Yang do Rim.
A segunda, com a presença de uma saburra branca e úmida, nos mostra que ha umidade-frio no interior.
A terceira, com uma saburra branca e grossa, nos mostra umidade-frio, água e umidade estagnadas. A saburra espessa indica que a mais presença de umidade ou fleuma.
Se o paciente apresenta uma língua semelhante a alguma dessas três, nos podemos ter certeza que a Hiperplasia Benigna da Próstata é causada pela deficiência da energia Qi e Yang Qi no corpo.
Essa fórmula é composta pelas seguintes ervas:
- Fu Zi – Rx. Aconiti Carmichaeli
- Sheng Jiang – Rz. Zingiberis Officinalis Recens
- Bai Zhu – Rz Atractylodis Macrocephalae
- Fu Ling – Sclerotium Poriae Cocos
- Yin yang Huo – Herba Epimedii
O foco do tratamento consiste em restaurar o equilíbrio do corpo mais do que tratar os sintomas da Hiperplasia Benigna da Próstata.
A fórmula, a base de plantas, visa ajudar as glândulas prostáticas, já desequilibradas, a restabelecer seu funcionamento normal, eliminando a estagnação e a umidade (bloqueio), aumentando o fluxo de sangue para a próstata e melhorando o ambiente da mesma.
Essa fórmula, apesar de não conter grande variedade de ervas, possui uma combinação muito harmônica e uma ação muito focada, o que leva a resultados excelentes.
Para o tratamento da Hiperplasia Benigna da Próstata onde o paciente não apresenta sinais de deficiência da energia Qi e Yang Qi, e seu pulso e sua língua diferenciam do descrito aqui, outras fórmulas poderão ser prescritas ou modificações devem ser realizadas dentro dessa fórmula.
Durante o tratamento, recomenda-se ao paciente ingerir chá morno feito a base de gengibre fresco, afim de potencializar o efeito de aquecer o organismo e eliminar a estagnação de água e umidade.
- O paciente é aconselhado a evitar o consumo de alimentos frios e crus assim como a ingestão de bebidas geladas;
- Suspender o consumo de bebidas alcoólicas que podem aumentar a produção de urina e irritar a bexiga;
- Evitar alimentos fritos e gordurosos;
- Manter-se aquecido e evitar ambientes muito frios que podem levar a retenção da urina e aumentar a urgência urinaria;
- Evitar excesso de trabalho ,estresse, e sexo frequente, que podem reduzir ainda mais a energia do corpo;
- Evitar permanecer sentado por longos períodos e manter uma rotina leve de exercícios físicos;
- Não fumar.
Quais são os efeitos esperados com o uso dessa fórmula?
Essa fórmula deve ser tomada por tempo prolongado sendo o paciente acompanhado de perto pelo terapeuta.
Após algumas semanas de uso o paciente já relata melhora nos seguintes sintomas:
- Dor durante a micção;
- Dificuldade em começar a urinar;
- Enfraquecimento da forca do fluxo urinário;
- Gotejamento após a micção;
- Sensação de que a bexiga não esvaziou por completo após a micção;
- Vontade de urinar após curto período da ultima micção;
- Idas frequentes ao banheiro durante a noite.
Sessões de acupuntura são indicadas juntamente com o uso das ervas, afim de potencializar os resultados.
A Medicina Tradicional Chinesa busca sempre pelo reequilibro do organismo, focando seu tratamento na desarmonia apresentada pelo indivíduo, buscando restabelecer a força interna e orientado o paciente na busca por uma vida meia saudável e equilibrada.Referências: