Um tratamento muito eficaz é a acupuntura, que feita de forma regular, pode melhorar o fluxo sanguíneo, reduzir a inflamação e diminuir a dor.
As ervas chinesas prescritas por um fitoterapeuta credenciado também demonstraram em ensaios clínicos que reduzem a dor associada à endometriose e também podem prevenir a proliferação do tecido.
Um pacote de óleo de rícino quente na parte inferior do abdômen traz alívio para muitos pacientes.
Para isso, aconselhamos nossos pacientes a não fazer inversões de ioga durante o período menstrual.
O exercício regular promove o fluxo sanguíneo e notamos que nossas pacientes com endometriose que se exercitam com frequência respondem melhor ao tratamento e apresentam melhora sintomática acentuada.
Como o tecido endometrial é afetado pelo estrogênio, é útil evitar uma condição chamada “predominância de estrogênio”. O fígado é responsável por metabolizar o excesso de estrogênio e, portanto, apoiar uma boa função hepática é uma parte importante de uma estratégia holística para tratar a endometriose. Por isso, aconselhamos nossos pacientes com endometriose a limitar o consumo de álcool e evitar a cafeína. O uso de ervas que apoiam a função do fígado, assim como beneficiam a energia renal trazem inúmeros benefícios.
É aconselhável também adotar uma dieta com baixo teor de gordura, rica em fibras e principalmente à base de vegetais, ajudando assim a aliviar alguns dos sintomas associados à endometriose.