Ventosaterapia é o termo aplicado a uma técnica que usa pequenos copos de vidro ou potes de bambu como dispositivos de sucção que são colocados na pele para dispersar e quebrar a estagnação e o congestionamento, atraindo sangue congestionado e energia para a superfície
Uma vez que a sucção tenha ocorrido, as ventosas podem ser movidas suavemente pela pele (muitas vezes chamadas de “ventosas deslizantes”). Às vezes, óleos de massagem medicados são aplicados para melhorar o movimento dos copos de vidro ao longo da pele. A sucção nas ventosas faz com que a pele e a camada muscular superficial sejam levemente puxadas para dentro da ventosa.
Depois de aspiradas, as ventosas geralmente são deixadas no local por cerca de dez minutos enquanto o paciente relaxa.
As marcas vermelhas são resultado do sangue sendo puxado para essa área. Quanto mais escura a marca, mais fluidos estagnados (toxinas, sangue e linfa) foram drenados durante o tratamento. As marcas duram de algumas horas a vários dias. Quanto mais você receber ventosas para o mesmo problema, mais claras serão as marcas.
A velha máxima médica chinesa afirma que a dor resulta da congestão, estagnação e bloqueio do Qi, ou energia vital, fluidos vitais, linfa, fleuma e sangue. Se a dor é a essência da doença, então o sofrimento é resultado de fluxo obstruído ou irregular no corpo. A ventosa chinesa é, portanto, um método de quebrar o bloqueio para restaurar o fluxo natural de energia do corpo.