Blog

7 dicas para o tratamento da Depressão

Você sofre com depressão? Saiba como a Medicina Tradicional Chinesa pode ajudar no tratamento!

A depressão sempre se inicia pela estagnação da energia do Fígado.

Essa estagnação começa a ser gerada após algum acontecimento traumático, seja o fim de um relacionamento, a perda de um emprego, um luto prolongado, uma chateação reprimida, uma raiva guardada, uma mágoa contida, uma decepção não trabalhada ,“sapos” engolidos, enfim….
Qualquer tipo de emoção não vivenciada da maneira correta bloqueia o livre fluxo da energia e do sangue fazendo com que o organismo todo seja prejudicado.


Para conseguir sair de um quadro depressivo é preciso promover novamente o livre fluxo dessa energia, resgatando a capacidade de sentir e de encarar as dores e alegrias da vida a partir de um estado de mais saúde física e emocional.


E, para que a gente adquira a capacidade e força para lidar com todos os acontecimentos da vida, sabendo sentir, sabendo chorar, sabendo se expressar, se colocar, dizer não na hora certa, dizer sim, se entristecer, se alegrar, comemorar ,expandir e recolher, é necessário estar atento a tudo que impeça essa energia de circular livremente. Para isso, devemos nos atentar e cuidar de aspectos essenciais como:

Movimento seu corpo

Caminhe! Caminhe mesmo que não esteja com nenhuma vontade. Quebre o padrão de só fazer o que quiser. Se esforce! Caminhe, de preferência pela manhã, nem que sejam algumas voltas no quarteirão de casa.

Através de nossas pernas passam meridianos importantes como os do Fígado, Baço e Rim e é essencial que a energia esteja circulando de maneira efetiva nesses canais. Ao movimentar as pernas, liberamos o fluxo de sangue para os tendões e músculos, promovendo a circulação da energia e sangue do fígado e liberando o fluxo das emoções.


Quando estamos caminhando e o sangue circulando para todos os lados, ele chega melhor ao cérebro e a mente começa a clarear permitindo então, que você perceba melhor o que sente.
Se conseguir por algumas vezes fazer isso na natureza, melhor ainda!

Tome um banho frio

Tente tomar um banho frio ao acordar. Essa prática libera a circulação interna trazendo muito bem estar e disposição!

Compreenda que é necessário o esforço de tentar entender o que você sente

Não queira fugir ou fingir que nada está acontecendo. Tente olhar para dentro e entender o que está sentindo. Está triste? Com raiva? Magoado? Decepcionado?


Reconheça, aceite e procure alguém de sua confiança para se abrir, para falar, para colocar para fora. Pode ser um profissional ou alguém que possa te ouvir sem criticar. Quando você fala o sangue circula melhor e você já começa a sentir um certo alívio

Após sentir, tente pensar

Depois que conseguimos sentir, falar, chorar, nosso raciocínio começa a ficar mais claro e conseguimos ter um certo distanciamento da mente tagarela. Conseguimos perceber o monte de histórias que a mente fica o tempo todo querendo nos contar e que, quando estamos distraídos e no automático, nem percebemos e nos tornamos refém dela.
Fique atento aos pensamentos e não os alimente.

Faça anotações

Quando sentir que já está um pouco mais fortalecido, comece a anotar suas reflexões e seus compromissos de mudanças.

Por exemplo, escreva aquilo que planeja para o dia seguinte, como: “Amanhã vou tomar um belíssimo café da manhã, caminhar e tomar um banho gelado.”

Escreva isso, use canetas coloridas, cole na parede! Tudo isso ajudará no seu processo!

Se alimente bem e nas horas certas

O alimento vira sangue! Quando você come, o alimento vira sangue, nutre o seu cérebro e interfere na forma como você pensa. Sendo assim, se alimente em horários regulares.

Não fique sem café da manhã. Tome seu café entre 7 e 8 da manhã e capriche nessa refeição. Essa é a hora em que você precisará de um excelente combustível para formar um sangue forte tão necessário para as suas atividades mentais lúcidas e claras. Almoce por volta de meio dia ou 13hrs e faça seu jantar entre 18 e 19hrs. Não coma tarde da noite pois irá atrapalhar o seu sono.


Coma o que existe na natureza! Frutas, legumes, raízes, grãos, arroz, feijão, carnes, mel, açúcar mascavo. Varie seus alimentos e não coma industrializados. E não tome líquidos gelados.

Medite

A prática meditativa só deve ser inserida quando “a casa já estiver organizada”. Não adiante tentar querer meditar se você não come direito, se você não dorme, se você não se movimenta. Nesse estado a meditação não servirá de nada. Ela apenas te trará benefícios se você estiver com o mínimo de força e de saúde.


A meditação te permite acessar o seu coração, aonde reside o seu espírito e aonde você encontra a gratidão, o amor, o respeito, a auto estima. Estando dentro dele, você não vai deprimir. Você vai encontrar a verdadeira paz e a verdadeira felicidade!

Gostou desse post? Saiba mais nos outros posts do nosso blog e no nosso Instagram!

Compartilhe isso:

Posts Relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.